Empresário se declara confiante no futuro, mas pessimista sobre a atual situação da economia

Dados são do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira, (20)

Brasília – A confiança do empresário sobre as perspectivas da economia e da sua empresa aumentou em março, mas recuou na avaliação das atuais condições da economia e do seu negócio, revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira, 20.03. O ICEI varia de zero a cem. Valores acima de 50 mostram confiança e abaixo de 50, pessimismo.

Em março, o ICEI cresceu 0,4 ponto frente a fevereiro, atingindo 58,6 pontos. A leve alta do índice foi puxada pela elevação de 0,7 ponto no período das expectativas dos industriais sobre o comportamento da economia e das empresas nos próximos seis meses. Este indicador saiu de 62,7 pontos em fevereiro para 63,4 pontos em março.

Já a percepção dos empresários sobre as condições atuais da economia e dos negócios está ainda mais negativa. O índice, que foi de 49,4 pontos em fevereiro, recuou para 49 pontos, em março, continuando abaixo da linha dos 50 pontos, configurando pessimismo. Dos 35 setores consultados na pesquisa, apenas cinco – farmacêutico, químico, impressão e reprodução, couros e alimentos – estão com indicador acima de 50 pontos na avaliação da atual situação econômica e das empresas.

O economista da CNI Marcelo de Ávila explica que o pessimismo dos empresários sobre o atual cenário econômico e das empresas é causado pela queda da produção industrial nos primeiros meses do ano. “No entanto, os empresários estão otimistas sobre o futuro devido às medidas adotadas pelo governo para controlar a valorização cambial, como a aceleração da queda da taxa de juros, cujos efeitos positivos devem ser sentidos nos próximos meses”, completa Ávila.

De norte a sul – Os empresários nordestinos são os mais otimistas. O ICEI da região Nordeste atingiu 62,9 pontos em março ante 61,7 pontos em fevereiro. É seguido pelo índice da região Norte, que registrou 59,7 pontos, e do Centro-Oeste, que assinalou 59,1 pontos. Os empresários das regiões Sul e Sudeste são os menos otimistas. Enquanto o ICEI no Sul marcou 56,8 pontos, o do Sudeste foi de 56,4 pontos em março.
O ICEI de fevereiro foi calculado com base em entrevistas com 2.304 empresas entre 1º e 14 de março, das quais 829 de pequeno porte, 880 médias e 595 de grande porte.

Download de Arquivos

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)

Relacionadas

Leia mais

Confiança do empresário recua em abril, mas ainda não configura tendência, informa pesquisa da CNI
Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de fevereiro sai nesta quinta, 21
Aumenta a confiança do empresário gaúcho

Comentários