Dirigentes empresariais e trabalhistas explicam, amanhã, quarta-feira, 29.02, na CNI, porque é urgente eliminar incentivos do ICMS às importações

Com este objetivo, os dirigentes participaram de audiência hoje, terça-feira, 28.02, com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP)

Os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, e da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), dão entrevista coletiva amanhã, quarta-feira, às 11h, na CNI, sobre a mobilização para apressar a votação da Resolução 71/2010 do Senado, que elimina os incentivos do ICMS às importações. 

Com este objetivo, os dirigentes participaram de audiência hoje, terça-feira, 28.02, com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). 

Capital e trabalho convergem sobre a urgência de se votar a Resolução 71/2010, que enfrenta manobras regimentais protelatórias no Senado. Argumentam que o agravamento da perda de competitividade das empresas brasileiras pela redução do ICMS a produtos importados, concedida por 12 governos estaduais, ocorre em plena crise internacional, que por si só acirra a concorrência e estreita os mercados. 

O movimento contra a chamada Guerra dos Portos informa que os incentivos fiscais a produtos importados, inédito no mundo, é uma concorrência desleal que institui, na prática, um sistema de taxas de câmbio múltiplas, em que cada um dos 12 estados arbitra um câmbio para a importação. Estudo da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) estima que a medida, considerada inconstitucional, cortou a abertura de 771 mil empregos diretos e indiretos no país desde 2010.

Os presidentes Robson Andrade e Paulo Pereira da Silva fornecerão mais dados sobre os prejuízos à indústria brasileira causados pelos incentivos do ICMS às importações. 

SERVIÇO 
O que:
 entrevista coletiva dos presidentes da CNI, Robson Andrade, e da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, sobre a mobilização para eliminar os incentivos fiscais às importações 

Quando: amanhã, quarta-feira, 29.02, às 11h 

Onde: Sede da CNI, no Setor Bancário Norte, bloco C, Edifício Roberto Simonsen, 1º subsolo

Relacionadas

Leia mais

Projeto que elimina incentivos de ICMS às importações pode ser votado no Senado no fim de março, diz Sarney
CNI obtém liminar do STF que suspende dupla tributação do ICMS

Comentários